Ampliando sua força de vendas através da mobilidade

Um profissional de força de vendas externo tem inúmeras atividades que impactam diretamente nos resultados finais da empresa. Organização da agenda de visitas, elaboração de rotas da forma mais econômica e eficiente possível, visita ao cliente, análise de perfil, apresentação do produto, negociação, enfim.  São muitas etapas até o fechamento do acordo e basta um escorregão para perder em definitivo um potencial cliente. Ou, pior, vender por engano para um cliente negativado e depois ter o desgaste de cancelar o pedido. Isso pode provocar a perda da comissão e irritar o cliente.

Cumprir todas essas etapas de prospecção de forma manual e sem erros é praticamente impossível. É por isso que, diante de todas essas variáveis, as ferramentas de automação de vendas estão sendo cada vez mais utilizadas pelas empresas. Trata-se de uma inovação essencial para manter a competitividade no mercado.

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Pensando na urgência de muitas empresas em municiar seus representantes com a eficiência da mobilidade, nossa equipe preparou algumas explicações sobre como ampliar sua força de vendas por meio dos apps de vendas e softwares de gestão comercial. Confira a seguir:

 

O que faz um software de força de vendas?

As funcionalidades de um software de força de vendas variam muito de empresa para empresa. Todavia, podemos citar no post de hoje algumas das principais funcionalidades:

 

Localizar online seus vendedores

Chega de perder produtividade por não ter controle sobre sua equipe. Com um sistema eficiente de rastreamento, é possível saber se sua equipe de campo está visitando clientes. Também permite acompanhar o trânsito da região e o ritmo do fechamento de pedidos. Assim é possível certificar-se que as rotas e os cronogramas estão sendo cumpridos

Outro benefício importantíssimo é evitar que vendedores façam contato telefônico ao invés de proceder à visita in loco. O problema da tentativa de venda apenas por telefone é que o poder de persuasão e a eficácia da venda de um produto ainda são muito mais intensos no contato pessoal. Isso acontece porque muitos clientes deixam aspectos emocionais serem inseridos em suas relações profissionais.

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Em outras palavras, tomar um café, falar sobre futebol, ou sobre outros assuntos do cotidiano, é determinante para fechar um bom negócio. Quando seu vendedor abrevia esse processo em um frio contato telefônico, está abrindo espaço para que o concorrente faça uma visita ao seu cliente.

Outro detalhe é que algumas empresas pagam o quilômetro rodado para o vendedor efetuar a visita. Todavia, não é possível ter certeza absoluta se o profissional efetivamente a fez de forma pessoal ou se apenas telefonou ao cliente. Isso pode gerar perda dupla à empresa.

 

Desnecessidade de impressão de pedidos

1 Ampliando sua força de vendas através da mobilidade

Que tal sua própria equipe de força de vendas fechar os pedidos através de um smartphone ou tablet? Essa funcionalidade garante mais rapidez nos processos operacionais e tornar desnecessário imprimir diversas vias de ordens de compra.

Embora a impressão dos pedidos ainda seja possível (deixando uma via com o cliente e trazendo outra para a empresa), a consolidação dos pedidos pelo celular permite que a via do cliente seja enviada para o seu e-mail. A da empresa é registrada automaticamente no sistema e pode ser consultada sempre que necessário pelo responsável do faturamento. Estamos falando, portanto, em redução de custos e responsabilidade ambiental.

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Visualização da situação cadastral dos clientes, em tempo real, no momento da visita

O trabalho de campo sem o auxílio de qualquer ferramenta de mobilidade não permite que os representantes saibam quais clientes estão negativados. É muito difícil, por exemplo, verificar títulos abertos no financeiro da empresa. Isso faz com que o profissional tenha que perder tempo ligando para a matriz ou, às vezes, até fechando negócio com um cliente com restrições.

Entretanto, quem trabalha com uma solução em gestão automatizada de vendas, pode consultar tudo no ato da visita. Pode verificar se o cliente está apto a fechar negócio. Isso reduz não somente os erros operacionais, como também a taxa de inadimplência de sua clientela.

 

Possibilidade de bloquear vendas abaixo do preço de custo

Muitas vezes os vendedores, na necessidade de concluírem a venda, acabam vendendo abaixo do preço de custo. Isto pode gerar problemas nos resultados finais da empresa. Para evitar essa falha, o software de força de vendas bloqueia automaticamente as vendas abaixo de um determinado valor.  Este limite é programado pelo gestor à distância, diretamente no sistema de toda a equipe de vendas.

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Atualização de todos os resultados de vendas em tempo real

O acompanhamento das metas pode ser feito em tempo real pelos gestores e vendedores externos. Além disso, também é possível imprimir relatórios e análises gráficas sobre desempenho individual e global do time de vendas. Tais informações são essenciais em futuras estratégias de vendas.

 

Trabalho off-line

Ainda que o vendedor externo não possua acesso à internet, as regras de negócio referente ao processo de vendas continuarão sendo executadas. É agilidade, usabilidade e interação simples, para dar muito mais dinamismo ao seu time comercial.

Muitas empresas já empoderaram sua equipe por meio de sistemas de automação de força de vendas de alta performance. Seja através do fornecimento de equipamentos para cada profissional ou através do chamado BYOD (instalação do software nos celulares dos próprios vendedores). Seja qual for o caso, o importante é não ficar alheio a essa revolução no conceito de vendas.

 

Procurando um software de força de vendas? Fale com a SOVIS!

Especialista em tecnologia de automação, a Sovis tem um portfolio com vários cases. São projetos desenvolvidos para empresas de vários segmentos e que resultaram em soluções incríveis. O SOVIS/FV é um ótimo exemplo disso! O software de automação da força de vendas é um sucesso de vendas na casa e já garantiu ótimos resultados para muitos clientes.

Somente em 2017, por exemplo, foram mais de 2 milhões de vendas finalizadas pelo sistema. A receita gerada ultrapassou R$1 bilhão somente em um ano, num total de mais de R$13 milhões de produtos vendidos. Quer saber?

 

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