Força de vendas: 4 dicas para aumentar a eficiência das suas equipes

Em momentos de incertezas e muita disputa no mercado, o grande desafio de uma empresa é aumentar a eficiência da força de vendas. Você, como gestor comercial, sabe melhor que ninguém disso e também tem plena consciência do papel que lhe cabe dentro deste cenário. Incentivar a equipe para obter melhores resultados, motivar os colaboradores, promover integração e por aí vai. É um trabalho complexo, mas que pode garantir resultados positivos.

É por isso que você sempre deve ficar por dentro das principais dicas para aumentar a eficiência da sua força de vendas, não é mesmo? Se você também concorda, o post de hoje é sob medida para você. Confira na sequência quatro dicas que separamos para você aplicar estratégias e tecnologias na automação de suas vendas. Confira!

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1.Definição de metas: pontapé da força de vendas

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Estabelecer metas alcançáveis é o princípio básico de toda área comercial. Além de funcionar como um indicador de performance e produtividade, a meta comercial motiva e direciona o time de vendas. Para estabelecer metas palpáveis é necessário planejar e projetar o crescimento financeiro da empresa mantendo a sustentabilidade.

Uma boa dica é aproveitar as reuniões de área para unir o grupo em torno dos objetivos da empresa. Esta é uma ótima oportunidade para compartilhar os indicadores de desempenho e apresentar os números da empresa. Como resultado, a curto e médio prazo, a força de vendas da empresa é incentivada de forma direta e muito mais efetiva.

 

2. Política de comissões

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Um grande de erro de empresas que não têm o espírito de vendas desenvolvido é fornecer salários sem comissões, bonificações ou premiações. É mais do que justo recompensar os colaboradores pelo esforço. Desta forma, a sua empresa cria condições para que o time cresça de modo gradativo, superando os próprios números.

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E quando falamos de força de vendas, uma estruturada e clara política de comissões é essencial. O time comercial rende mais e naturalmente se mostra mais disposto a arriscar e buscar a venda. Assim, com o passar dos dias, os resultados vão aparecendo e o faturamento começa a crescer.

 

3. Treinamentos

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Outra forma muito comum de motivar os funcionários é através da promoção do conhecimento. Você pode, por exemplo, estabelecer um calendário de treinamentos anuais em conjunto com a área de Produtos e Marketing. Par tal, uma boa dica é eleger especialistas do seu time em determinados assuntos de interesse da área comercial, como:

  • Técnicas de Atendimento
  • Métodos de Abordagem
  • Uso de CRM
  • Gerenciamento de um ERP

Ao adotar treinamentos para força de vendas você garantirá que todos os profissionais envolvidos se mantenham no mesmo nível de entendimento de produtos ou serviço, por exemplo. Desta maneira, com as informações distribuídas a todos os envolvidos, eventuais dúvidas de clientes e prospects, podem ser solucionadas com credibilidade e rapidamente. Isto mostra credibilidade e facilita (e muito) as vendas no dia a dia.

 

4. Mensurar a eficiência de sua força de vendas

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Como última dica do post de hoje, não poderíamos deixar de mencionar o acompanhamento dos números. É extremamente importante que você tenha em mãos um software de gerenciamento e automação dos processos para este fim e, também, para aumentar a eficiência das ações. Lembre-se: você como gestor, pode esperar que o funcionário se lembre de todas as tarefas diárias ou de informações dos clientes, reuniões, etc. Com um software de automação de força de vendas, este problema é facilmente resolvido.

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O gerenciamento da carteira de clientes deve ser considerado o maior patrimônio da sua empresa. Neste caso, o valor de investimento de um software de CRM poderá ser baixo, quando comparado com o valor do retorno que ele poderá trazer para a sua empresa.

 

SOVIS/FV – Software de automação de força de vendas

A Sovis é especializada em softwares de automação de processos. Um bom exemplo disso é o SOVIS/FV. Este software de força de vendas conta com indicadores que permitem mensurar, gerir e acompanhar a produtividade do time de vendas. O que permite ao gestor de vendas facilidade, apoio para mensurar os resultados do seu time e tempo para que ele possa ser capaz de traçar novas estratégias.

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