Quer otimizar a gestão de estoque? Confira 4 dicas!

A competição natural do mercado exige que as empresas estejam preparadas para o futuro.  Aquilo que será novidade amanhã deve ser algo presente no dia a dia de quem não quer parar no tempo. E a sobrevivência de qualquer negócio passa por uma gestão de estoque inteligente e otimizada.

O motivo? Um estoque bem controlado e organizado contribui bastante para o crescimento da empresa, favorecendo ainda mais a gestão de vendas e a redução de custos. Isso acontece por haver um maior controle sobre as perdas e as possibilidades maiores de evitar desperdícios e compras desnecessárias.

Para chegar a este cenário ideal, é essencial colocar em prática algumas ações. Veja como otimizar a gestão do estoque de sua empresa de forma eficiente e usufruir dos benefícios que essa gestão permite.

 

1 – Gestão de estoque: organize o trânsito, produtos e os lugares no depósito

Organização é a palavra-chave para conseguir alta eficiência na gestão de estoque. O raciocínio é simples: a desordem implica em dificuldades para identificar itens e controlar a entrada e a saída de produtos no depósito. Imagine só a empresa crescendo exponencialmente sem uma administração de estoque eficiente… será impossível atender a demanda com qualidade, não é mesmo?

Organize seu estoque a partir de um software, fazendo um inventário cuidadoso de todos os seus produtos, padronizando os itens (separando-os em categorias e dando a cada um seu código específico), eliminando as descrições redundantes e inúteis.

É importante que o local para a estocagem seja bem escolhido, permitindo a preservação dos produtos (principalmente, no caso de alimentos), bem como sua visualização e o fácil acesso aos funcionários responsáveis.

 

2 – Controle a entrada e a saída dos produtos com eficiência

 

quer-otimizar-a-gestao-de-estoque-confira-4-dicas1667 Quer otimizar a gestão de estoque? Confira 4 dicas!

Controlar a entrada e a saída das mercadorias é fundamental para a organização do estoque e a otimização da gestão. Isso é possível por meio de softwares que registram, em um sistema informatizado, tudo o que sai e tudo o que entra no estoque, contribuindo, também, para o controle de compras e de vendas.

Esse controle de entrada e de saída dos produtos envolve o registro do tempo em que ele ficou estocado, do seu valor de aquisição, da atualização constante de dados no sistema. Por exemplo, todas as vezes em que um produto for vendido, jogado fora ou trocado e todas as vezes em que chegarem novas mercadorias.

Blog Sovis: como gerenciar o estoque em prol da equipe técnica em campo

 

3 – Analise sempre o inventário

Conheça de todos os detalhes diários e semanais de seu inventário. Desta maneira, você estará irá planejar com mais facilidades as compras, fazer previsões de venda e controlar o financeiro de sua empresa. Tal processo é possível por meio da análise dos dados que dispõe, comparando os níveis de oferta e de demanda de cada produto.

Essa é uma forma para evitar aquisições desnecessárias, que oneram o financeiro da empresa, bem como evitam deixar o estoque sem suprimentos importantes (de maneira a comprometer os serviços da empresa e a satisfação dos clientes). Uma boa análise deve ser feita regularmente, toda semana, por exemplo, ou ao final do mês.

 

4 – Planeje a partir de sua análise

Planejar a partir da análise é uma etapa importante na gestão de estoque. Alguns dados obtidos que auxiliam você a fazer esse planejamento são:

  • Produtos com maior e menor giro.
  • Período de estocagem média de cada produto.
  • Tempo que o fornecedor demora para fazer a entrega dos produtos.
  • Produtos com prazo de validade determinado e com validade indeterminada.

O planejamento de uma gestão de estoque envolve também a escolha de bons fornecedores. Pesquise e acerte com empresas que ofereçam os melhores prazos de entrega, produtos e opções de pagamento.

Blog Sovis: 5 maiores erros de controle de estoque que você não pode cometer

Outro ponto importantíssimo dentro de uma gestão de estoque: não espere um produto acabar para solicitar outro! O ideal é fazer o pedido com razoável antecedência de modo a não acumular mercadorias, nem deixar que elas faltem. É aconselhável criar um calendário com datas de compras para cada produto comercializado, considerando as vendas sazonais.

Esforce-se para administrar seu estoque adequadamente. A gestão de estoque permite a redução de custos e incremento das vendas. Também contribui diretamente para um melhor relacionamento com seus clientes, melhor escolha de produtos e de fornecedores para sua empresa.

 

Revolucione sua gestão de estoque com a Sovis!

Já ouviu falar sobe o SOVIS/OS? Este software de ordem de serviço é um bom exemplo de como a Sovis é uma empresa inteligente. Com esta tecnologia você terá em mãos diversas funcionalidades que tornam o dia a dia mais ágil, prático e seguro. É uma ótima alternativa para você revolucionar sua gestão de estoque e garantir uma rotina mais otimizada e tranquila.

Quer saber como funciona? SOLICITE UM DEMONSTRAÇÃO AQUI!

 

Facebook

LinkedIn

Deixe um comentário