Como a tecnologia no campo evoluiu até os dias de hoje?

A necessidade de produzir alimentos para atender toda a população, além da constante preocupação com fatores que atuam de alguma forma na qualidade desses alimentos, faz com que, ao longo dos anos, a tecnologia no campo passe por modificações significativas. Como resultado, algumas técnicas até então tidas como eficientes, tornem-se ultrapassadas. Com a adaptação natural de agentes nocivos, fica ainda mais rápida a mudança no mundo do agronegócio.

Por isso, a evolução da tecnologia no campo parece tão intensa. Desde a criação de equipamentos até a inserção de recursos científicos para ajudar no processo, temos um cenário cada vez mais moderno. Confira a seguir a evolução da tecnologia no campo.

Tecnologia no campo: a mecanização agrícola

smartagricul-1024x341 Como a tecnologia no campo evoluiu até os dias de hoje?

Se algo mudou a rotina da produção, bem como as relações de trabalho nas zonas rurais, certamente foi a mecanização. Com ela, o homem deixou de estar totalmente dependente dos elementos naturais para realizar a produção no campo.

A mecanização, fruto da tecnologia no campo, garantiu a evolução da produtividade, permitindo que cada vez mais nosso relacionamento com a terra acontecesse de maneira eficiente, ainda que, em alguns casos, a natureza não oferecesse tantos recursos quanto necessário.

Blog da Sovis: como a tecnologia auxilia no desenvolvimento da agricultura.

Ainda hoje, existe certa polêmica sobre a substituição de humanos pelas máquinas no processo produtivo. Entretanto, quando analisamos a escala produtiva, vemos que, se a quantidade de trabalhadores no campo diminuiu em função da presença das máquinas, por outro lado, a quantidade de trabalhadores envolvidos com todo o processo de produção, passando por setores como tecnologia e manutenção, aumentou consideravelmente. Ou seja, a mecanização, ao contrário do que se pensa, atua favoravelmente à geração de empregos.

 

Evolução da tecnologia no campo

smartagricul-1024x341 Como a tecnologia no campo evoluiu até os dias de hoje?

Tudo começou com a Revolução Industrial, que deu origem a um processo de mecanização que saiu da Inglaterra e ganhou o mundo com suas indústrias e suas formas de produção. Esse efeito chegou também no campo, onde a produção foi radicalmente afetada pela tecnologia e por essa nova filosofia.

A partir deste momento, o processo de mecanização deu início a uma série de inovações — todas elas visando a produção em grande escala. Surgiram maquinários cada vez mais sofisticados como tratores, semeadeiras e colheitadeiras. Dessa maneira, a mecanização permitiu avanços também nos métodos de plantio, com técnicas cada vez mais sofisticadas em função da tecnologia envolvida na produção.

 

Os dias de hoje: tecnologia no campo cada vez mais mobile

smartagricul-1024x341 Como a tecnologia no campo evoluiu até os dias de hoje?

O tempo foi passando e, séculos depois, os avanços continuaram acontecendo — o que é excelente. Hoje, aplicativos de nichos têm sido a grande tendência para o mundo agrícola. Estes apps são aqueles desenvolvidos especialmente para determinada área de atuação.

No caso, são os aplicativos destinados para o agronegócio. A tecnologia mobile já está chegando até o mundo agrícola e, assim como faz com toda a sociedade, vem alterando também o modo como os produtores têm se relacionado com o trabalho no campo.

Basta uma simples procura em qualquer loja virtual de smartphones para encontrar uma série de aplicativos destinados ao trabalho agrícola. Alguns deles são capazes de transformar essa experiência em algo mais fácil e produtivo. É justamente neste ponto que a tecnologia no campo entra de vez para o século XXI. E bons exemplos disso não faltam:

  • Monitoramento remoto de máquinas agrícolas.
  • Coleta de informações específicas sobre operações.
  • Acesso a informações sobre manejo de ervas daninhas.
  • Dicas práticas com base em elementos variáveis como localização, tipo de cultura, entre outros.

Além disso, tópicos de cada plantação são recursos disponíveis para agricultores via dispositivos móveis. É importante estar atento a esse tipo de recurso, até porque os produtores concorrentes podem usá-los para diferenciar seu trabalho. Isso é natural. Faz parte das mudanças que tem transformado o trabalho no campo.

Quem não acompanhar o processo estará se posicionando no mercado como aqueles velhos agricultores que viam sua produção ruir diante da inevitável chegada de grandes corporações com máquinas eficientes e modernas. A diferença é que agora essa tecnologia toda está ao alcance das mãos, no seu smartphone.

 

Benefícios que surgiram com as mudanças

smartagricul-1024x341 Como a tecnologia no campo evoluiu até os dias de hoje?

É evidente que as mudanças, quando pensamos e observamos a presença da tecnologia no campo, trouxeram muito mais facilidade para o empreendedor rural. Economizando gastos, hoje, ele é capaz de produzir com qualidade e eficiência, garantindo uma produção sem desperdícios.

No passado, era preciso um contingente muito maior de pessoas para executarem serviços que, atualmente, as máquinas ocupam, gerando um gasto muito menor de energia e dando espaço para profissionais qualificados dentro do processo como um todo. Isso faz com que o número de pessoas empregadas nesse tipo de atividade tenha crescido e se diversificado.

Blog da Sovis: Importância da implementação de tecnologias no processo produtivo.

Da mesma forma, para a sociedade em geral, é inegável reconhecer os benefícios desse avanço no processo de produção, quando constatamos a maior eficiência para a produção agrícola. É graças ao melhor desempenho no campo que hoje existem diversidades de produtos para os consumidores comprarem, o que garante concorrência e melhor qualidade para o consumidor final, além de diversidade.

Evidentemente, nem tudo são flores. Ainda que problemas como a escassez de alimentos para determinadas regiões sejam coisas atuais, fato é que isso está relacionado muito mais a um problema político e social do que de produção, uma vez que a quantidade de alimentos disponível no mundo já é o suficiente para nutrir toda a população mundial. Neste caso, o problema tem mais a ver com a desigualdade entre países do que com a produção.

 

Tecnologia no campo: um processo cada vez mais moderno

smartagricul-1024x341 Como a tecnologia no campo evoluiu até os dias de hoje?

Foi-se o tempo em que o homem do campo era associado àquele tipo chucro, avesso às novidades. Hoje em dia, para garantir produtividade e qualidade em seus serviços, é preciso estar sempre antenado às novidades e usá-las adequadamente. Em um momento em que a tecnologia mobile atinge um número cada vez maior de pessoas, é inegável reconhecer seu potencial também no mundo agrícola. Com aplicativos de última geração, desenvolvidos por especialistas tanto no plano do desenvolvimento quanto na área agrícola, estamos vivendo um momento de transformação na forma como atuamos com a produção.

Assim, é preciso pensar nas possibilidades cada vez mais práticas de se trabalhar com agricultura, considerando a tecnologia no campo como uma aliada. Confira as opções de aplicativos presentes nos smartphones. Exemplos como apps destinados à automação mobile no processo de coleta de leite podem ser úteis desde a captação até o transporte, gerando maior qualidade para produtos e economia. Certamente, seu negócio alcançará resultados mais satisfatórios com a ajuda desses recursos.

 

Tecnologia no campo: a Sovis está ao lado do produtor brasileiro

Quem acompanha a Sovis sabe que a empresa é especializada em soluções tecnológicas que podem revolucionar o dia a dia de vários negócios, inclusive no campo. Quer saber o que podemos fazer por seu negócio agrícola? Entre em contato por aqui mesmo e aproveite para conferir as redes sociais. Sempre tem novidade por lá.

 

Facebook

 

LinkedIn

 

Deixe um comentário