Como melhorar a experiência de venda no varejo com o mobile?

O mobile faz parte da vida do consumidor moderno. Praticamente não há marcas de renome que não investem em aplicativos e tecnologias que aproximem o cliente de um produto ou serviço. A venda no varejo é diretamente impactada por novidades que surgem diariamente e saber aproveitar este momento, é crucial para se destacar da concorrência e faturar mais em um mercado tão concorrido.

O acesso à internet e aos aparelhos eletrônicos contribuiu para que um novo comportamento do consumidor surgisse. O comércio eletrônico é bastante atraente para uma geração que tem os ambientes digitais como parte presente e importante da sua vida. Se adaptar a esse novo perfil de clientes é um desafio para as lojas que pretendem melhorar e ampliar a venda no varejo.

Smartphones e tablets aparecem como plataformas centrais neste processo. São dispositivos que possuem a praticidade como aliada e garantem aos usuários muitas funcionalidades incríveis. Os consumidores podem conferir telas de produtos, características técnicas, realizar pagamento online e muito mais. Uma comodidade e tanto, visto que todo esse processo pode ser feito do sofá da sala enquanto assiste o seu programa preferido.

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Venda no varejo: como ter um cenário melhor?

O grande segredo para melhorar a venda no varejo com o mobile é saber utilizar as melhores funcionalidades em prol do seu negócio. Hoje em dia existem inúmeros aplicativos e tecnologias que oferecem uma experiência ao consumidor diferenciada, que realmente influencie no processo de compra. Uma boa dica é ficar atendo ao que os concorrentes fazem e, principalmente, as grandes marcas do mercado. O mobile é uma realidade que não tem com negar e as empresas que não aproveitarem este momento, podem ficar para trás.

É necessário criar mecanismos para que a experiência de compra mobile seja melhor. Em outas palavras, não basta apenas oferecer melhores preços, informações e variedade, pois isso já é encontrado no ambiente online. O sucesso passa por saber como lidar com hábitos já enraizados no consumidor. Por exemplo, existe a possibilidade de experimentação do produto, devolução ou troca? Este é um procedimento importante dentro de uma estratégia de venda no varejo.

Para tornar melhor a experiência de venda no varejo digital é preciso conhecer o mercado. Em qualquer situação a informação é uma aliada valiosa. Compilar dados que permitam entender o comportamento do seu cliente, quais elementos tornam um produto atrativo em um site e o que leva as pessoas a entrarem ou procurarem itens na internet permite que seja feito um planejamento de vendas mais eficiente.

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E mais: estabelece os meios necessários para que possa desenvolver sistemas e aplicativos que tornem a compra pelo mobile não só atrativa, mas também interessante e interativa.

 

Alternativas para se considerar

Há empresas que trabalham com aplicativos que permitem fotografar um item na rua – um tênis, uma calça, uma jaqueta etc. – e cruzar aquela imagem com os produtos da loja. Pronto! A necessidade do cliente de contar com um produto é solucionada de maneira rápida.

Você também pode investir em vitrines interativas. Imagine passar por uma rua e, de repente, o seu celular recebe um sinal apresentando um produto. Na sua tela aparece o valor do item, as informações e até promoções. Aqui você tem uma forma de chamar atenção por meio de cruzamento de dados (o desejo do cliente e o que você tem para vender) e oferecer de maneira prática um produto ou serviço.

 

Tecnologia ao seu lado: conte com a Sovis!

Já pensou em utilizar softwares voltados para a venda de produtos? É este o foco do SOVIS/VA e que tem como objetivo agilizar a pré-venda. O programa é integrado ao software de gestão de uma empresa (ERP) e permite que um vendedor, de posse de um tablet ou smartphone, possa circular com o cliente pela loja e, assim que houver o interesse por uma mercadoria, o vendedor pode consultar informações adicionais, saldo do produto e mostrar fotos – o que melhora e facilita a relação com o comprador. Além disso, é possível registrar a venda ali mesmo, diante da gôndola de produtos.

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Tais novas formas de se trabalhar a venda no varejo criam um novo vinculo de relacionamento entre loja e cliente. Os consumidores esperam atendimentos cada vez mais personalizados e que possam suprir os seus desejos. Para isso é necessário conhecer o seu público e o que ele espera quando faz uma compra pelo seu smartphone.

E não se esqueça de que até mesmo nos ambientes digitais é preciso ter um sistema de atendimento, seja para tirar dúvidas ou realizar trocas de produtos – sem contar todo o sistema logístico exigido. Assim, treinar e capacitar a sua equipe para lidar com esse novo formato é uma forma de deixar esse trabalho mais eficiente. E criar uma experiência única para os seus clientes.

 

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