Como reduzir os custos na prestação de serviços

Veja como é possível desafogar sua equipe de campo, reduzir custos, melhorar a satisfação dos clientes e alcançar maiores resultados

Toda empresa que possui equipe de campo tem este desafio: Reduzir os custos, extremamente altos, todo o mês. Técnicos em elétrica, fiscais de obras, técnicos em eletrônica, montadores de móveis, técnicos em comunicação, etc.

São milhões de profissionais que atuam externamente e que as empresas não conseguem mensurar o desempenho. Além disso, o grau de satisfação dos clientes é absurdamente baixo. É neste ponto que a automação de processos é importante.

Como então conciliar redução de custos, otimização nos controles de desempenho das equipes de campo e aumento da produtividade?

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Tenha um planejamento de rota dentro da automação de processos

Cabe aos supervisores, gerentes ou gestores fazerem a elaboração de um plano de rota eficiente. Para isso é preciso pensar em três pontos:

  • Quantos locais serão percorridos com múltiplos atendimentos no dia?
  • Quantos atendimentos haverão em um raio de poucos quilômetros?
  • Quantos atendimentos diários que demandam muito tempo?

A partir desse diagnóstico é possível montar para a equipe de campo uma rota lógica, contínua e com maior concentração de atendimentos. É válido experimentar conciliar os atendimentos curtos e mais demorados no mesmo dia. Isso aumenta as chances de execução de todas as demandas. Além disso, esta automação de processos gera economia de combustível e força de trabalho.

Faça análises estatísticas, avalie o custo-benefício e tenha precisão nas decisões

Ordenar os projetos por prioridade é fundamental, inclusive para orientar a equipe de campo. Além disso, é possível visualizar quais são os clientes que dão mais lucro e classificá-los de acordo com sua importância. Para isso, realizar trabalhos estatísticos é fundamental para ajudar a organizar as demandas.

Toda equipe de campo trabalha no limite de pressão. Seja pela necessidade de controle dos gestores ou pela cobrança do serviço perfeito no menor tempo possível. Por isso, velocidade e precisão na tomada de decisões são cruciais para esses trabalhadores. Contudo, essas virtudes só são atingidas facilmente com a ajuda dos sistemas de automação e mobilidade integrados.

Aposte na força da mobilidade corporativa para alcançar melhores resultados

Essa dica é essencial. A chave para enxugar os custos, aumentar a produtividade e o nível de motivação da equipe de campo é a automação de processos. Porque todo trabalho sem qualquer recurso de conectividade do profissional com a empresa, cria diversos fatores críticos que impactam no faturamento:

  • É praticamente impossível ao gestor saber onde seus técnicos da equipe de campo estão e se estão mesmo realizando os serviços;
  • Os gastos são volumosos com materiais desperdiçados ou esquecidos pela equipe de campo nos atendimentos aos clientes;
  • A falta de dados precisos e atualizados na mão dos profissionais gera atendimentos parciais e custos com reagendamentos;
  • Os profissionais da equipe de campo perdem dados dos clientes e dos atendimentos por registrarem manualmente ou não o fazerem.

Enfim, são inúmeros os prejuízos que as empresas têm por não aderirem à automação de processos. A produtividade nas empresas aumenta significativamente com o uso de aplicativos mobile. Isto é visto especialmente na melhoria dos serviços das organizações que executam trabalhos de campo.

Um bom exemplo do aumento de produtividade através da automação de processos é o SOVIS/OS criado pela SOVIS. A solução de gerenciamento de ordens de serviço 100% digital, que dispensa a impressão de documentos. Você, como gestor, pode enviar ordens de serviços para as equipes em campo e acompanhar o andamento em tempo real. Legal, não?

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