Como a tecnologia no campo evoluiu até os dias de hoje?

Estamos lidando constantemente com a necessidade de produzir alimentos para atender toda a população mundial. Esta preocupação faz com que, ao longo dos anos, a tecnologia no campo passe por modificações significativas.

E o resultado disso é que as técnicas e práticas antes vistas como eficientes, já estão ultrapassadas. Além disso, a própria evolução natural dos agentes nocivos vem demandando uma mudança no mundo do agronegócio mais acelerada.

Se você atua neste nicho de mercado consegue visualizar a evolução da tecnologia acontecendo de forma intensa e transformadora. Vemos um cenário cada vez mais moderno. desde a criação de equipamentos até a inserção de recursos científicos para ajudar na cadeia do processo agrícola.

Confira um pouco mais sobre essa evolução da tecnológica que vem acontecendo no campo.

Tecnologia no campo: a mecanização agrícola

Você deve se lembrar de como acontecia antigamente, muitos homens eram necessários para executar trabalhos que hoje uma máquina realiza com segurança e agilidade.

Se algo mudou a rotina da produção e nas relações de trabalho nas zonas rurais, certamente foi a mecanização. Com ela, o homem se tornou mais independente dos elementos naturais para realizar a produção no campo.

A mecanização, fruto da tecnologia no campo, garantiu a evolução da produtividade, permitindo que cada vez mais nosso relacionamento com a terra acontecesse de maneira eficiente. Mesmo que, em alguns casos, o ambiente natural não disponibilizasse a quantidade de recursos necessário.

Existe polêmica sobre a substituição de humanos pelas máquinas no processo produtivo, mas a mecanização, ao contrário do que se pensa, atua a favor da geração de novos empregos.

Se você analisar pela escala produtiva, vai perceber que a quantidade de trabalhadores no campo diminuiu em função da presença das máquinas, mas por outro lado, a quantidade de pessoas envolvidas com todo o processo de produção aumentou, desde os setores como tecnologia até a manutenção.

Além disso, o processo de modernização veio contribuindo para evolução de homens e mulheres que se adaptaram às mudanças e hoje atuam em um mercado mais conectado e digital.

Evolução da tecnologia no campo

Sabemos que a revolução industrial foi o movimento que deu origem ao processo de mecanização que saiu da Inglaterra e ganhou o mundo com suas indústrias e suas formas de produção.

Contudo, esse efeito chegou também no campo, onde a produção foi radicalmente afetada pela tecnologia e por essa nova filosofia.

A partir deste momento, o processo de mecanização iniciou inovações em grande quantidade, todas elas visando a produção em grande escala.

Então, surgiram maquinários cada vez mais sofisticados como tratores, semeadeiras e colheitadeiras, que permitiram os avanços nos métodos de plantio, com técnicas cada vez mais sofisticadas em função da tecnologia envolvida na produção.

Os dias de hoje: tecnologia no campo cada vez mais mobile

Com o passar dos séculos e os avanços sempre acontecendo, chegamos aos dias de hoje com aplicativos de nichos, que têm sido a grande tendência para o mundo agrícola.

Com certeza você acessa um desses todos os dias, são aqueles aplicativos desenvolvidos especialmente para determinada área de atuação.

No agronegócio não é diferente, a tecnologia mobile invadiu e, assim como faz com toda a sociedade, vem alterando também o modo como os distribuidores do agronegócio, indústrias, RTVs e produtores rurais têm se relacionado com o trabalho no campo.

Se você procurar em qualquer loja virtual, tipo marketplaces, vai encontrar uma série de aplicativos destinados ao trabalho agrícola.

Alguns deles são capazes de transformar essa experiência do agrodistribuidor, técnicos agrícolas e mesmo do produtor rural em algo mais fácil, produtivo e menos custoso.

Veja alguns exemplos do que se pode fazer com essas soluções:

  • Monitoramento remoto de máquinas agrícolas.
  • Coleta de informações específicas sobre operações.
  • Acesso a informações de talhões por mapa de geolocalização.
  • Informações completas sobre propriedade e potencial agrícola do produtor.
  • Além disso, existem dados detalhados de cada planejamento de safra disponíveis via dispositivos móveis.

Se você atua no agronegócio precisa estar atendo a esse tipo de recurso, porque seus concorrentes estão usando isso para diferenciar seu trabalho e entregar melhores resultados.

Isso é natural. Faz parte das mudanças que tem transformado as atividades do agronegócio. A diferença é que agora essa tecnologia toda está ao alcance das mãos, no seu smartphone, e você precisa aproveitar.

Benefícios que surgiram com as mudanças

Quando pensamos em benefícios da tecnologia no campo, não podemos nos esquecer do aumento da produtividade.

O raciocínio é simples: a população mundial cresce anualmente e é preciso produzir cada vez mais alimentos, de melhor qualidade, para as pessoas terem uma vida mais saudável.

Você já pensou que seria impossível acompanhar a evolução humana se a modernização não tivesse acontecido séculos antes, somada a atualização dos dispositivos e sistemas de tecnologias na atualidade?

Pois é! Fica evidente que as mudanças, quando observamos a presença da tecnologia no campo, estão trazendo muito mais facilidade.  Seja para indústrias e distribuidoras do agronegócio, técnicos de campos e para o produtor rural.

A partir da automação e mobilidade no campo, é possível reduzir custos e eliminar gargalos nos processos, assim os profissionais do agro podem produzir mais, com qualidade e eficiência, garantindo uma produção sem desperdícios e atuando com uma equipe mais eficaz.

Para a sociedade é impossível não reconhecer os benefícios desse avanço no processo de produção, quando constatamos a maior eficiência na produção agrícola.

Pare para pensar! Se hoje existe uma diversidade enorme de produtos criados para todos nós consumidores comprarmos, é graças ao melhoramento do desempenho no agronegócio. E isto é o que garante a concorrência e a melhor qualidade para o consumidor final.

E lógico, nem tudo são flores, pois ainda temos problemas como a escassez de alimentos para determinadas regiões, não só no Brasil, mas no mundo todo.

Isso está relacionado muito mais à problemas políticos e sociais do que de produção, visto que a quantidade de alimentos disponível no mundo já é suficiente para nutrir toda a população mundial.

Tecnologia no campo: um processo cada vez mais moderno

Como bom profissional do agronegócio do século XXI, você sabe que não pode abrir mão da tecnologia no dia a dia do campo. Por isso, é essencial que você entenda sobre as transformações que impulsionam a sua rotina a ser mais produtiva.

Então, você deve se atentar com o que vem de novo a todo momento e participar de processos de aperfeiçoamento, quem se prepara nunca vai ficar para trás em relação ao concorrente.

Foi-se o tempo em que o produtor rural era associado àquele tipo chucro, avesso às novidades, ele mudou, está mais antenado e com muita informação, e as indústrias, distribuidoras do agronegócio e os técnicos agrícolas têm que enxergar isto.

Hoje em dia, para aumentar a produtividade e qualidade em seus serviços, com mais eficiência e menor custo, é preciso estar sempre antenado às novidades e usá-las adequadamente.

Neste tempo em que a tecnologia mobile atinge um número cada vez maior de pessoas, é imprescindível reconhecer todo potencial que o produtor rural tem a oferecer.

Com aplicativos de última geração, desenvolvidos por especialistas para o agro, estamos vivendo um momento de transformação na forma como atuamos com a produção e entrega de resultados.

Por isso, você precisa pensar nas possibilidades, cada vez mais práticas, de se trabalhar no agronegócio considerando que a tecnologia no campo é a sua aliada.

Então, dê seu primeiro passo rumo ao aperfeiçoamento tecnológico e conheça o que a Sovis preparou para o agronegócio. O Sovis/Agro.

Tecnologia no campo: a Sovis está no agronegócio brasileiro

Conhecemos das dores do agronegócio e entendemos que é possível encontrar a solução e desenvolver um sistema para ajudar o setor que alimenta o mundo.

Com apenas alguns passos você que é indústria, distribuidor, cooperativa, que possui equipe técnica de campo, vai entregar ótimos resultados, mais efetivos e reduzindo custos.

Acesse nosso site e baixe o e-book com informações detalhas do método Sovis/Agro. Além disso você poderá falar com a gente e fazer um diagnóstico das suas dores e necessidades.

Assim, podemos criar um plano de integração conforme suas regras de negócio e ajudar você a colocar o projeto em ação. O Sovis/Agro é o guia para você que vive neste mercado pujante e em constante evolução.

Quer saber mais sobre a Sovis? Siga os perfis oficiais nas redes sociais:

Facebook | Instagram | LinkedIn

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá, tudo bem? Nós da Sovis teremos o maior prazer em te apresentar as soluções em software e aplicativos para sua empresa vender mais.