Montar distribuidora: passo a passo para ter uma distribuidora de sucesso

  1. Planeje bem antes de montar a distribuidora

É preciso pensar tudo muito bem antes de partir para montar uma distribuidora. Assim, é necessário fazer todo o plano de como será o seu negócio. Busque as informações mais precisas sobre o assunto que girarão ao redor da sua empresa de distribuição e descubra quais são os requisitos necessários para montar a distribuidora. 

Parece fácil em um primeiro momento, mas a verdade é que o processo de montar distribuidora só será simples se você planejar tudo com cuidado e dedicação. Caso contrário, há uma grande chance de falhar e não conseguir atender bem àquilo que os clientes esperam de você.

  1. Investimento em uma distribuidora

O investimento em uma distribuidora não é algo tão simples. Assim, é preciso ter cerca de 100 mil reais para começar a trabalhar distribuindo os produtos de outras empresas ou mesmo da sua. Em muitos casos, na verdade, esse valor se torna muito mais alto por conta de outros custos, o que também depende do tamanho do negócio que você deseja ter. 

É interessante fazer uma lista com todos os gastos necessários para montar uma distribuidora e, em seguida, realizar um orçamento referente a cada uma das coisas presentes em sua lista. Já sabendo os gastos iniciais, estime ainda os custos mensais para manter a operação funcionando. 

A partir desses custos mensais, crie um capital de giro, que será o valor para manter o negócio girando até que a operação comece a dar lucro. Além disso, o capital de giro serve para “tapar buracos” referentes a pagamentos a prazo por parte dos clientes, por exemplo, sendo o dinheiro a ser utilizado até que você realmente receba o pagamento desses clientes. 

Logo, pode-se ver que, depois dos 100 mil iniciais para montar uma distribuidora com estruturar mínima, será preciso integralizar outros 100 mil reais ou 200 mil reais para construir uma empresa segura. Portanto, se trata de um investimento alto.

  1. Documentação necessária para montar distribuidora

A documentação necessário para montar distribuidora é relativamente vasta. Assim, é preciso ter em mente que começar da forma correta é o melhor caminho. 

Portanto, mesmo que seja possível agir de outra maneira, não o faça. Veja abaixo uma lista com os principais documentos necessários para montar distribuidora:

  • Atenção e conformidade às regras do código de defesa do consumidor.
  • Registro na junta comercial local.
  • Obtenção de alvará com o corpo de bombeiros.
  • Inscrição na prefeitura para obter alvará.
  • Registro no conselho regional de administração.
  • CNPJ da empresa cadastrado na Receita Federal.
  • Registro na SEFAZ estadual.

Com tudo isso, você poderá abrir a sua distribuidora. Ademais, será necessário contratar um contador para realizar as obrigações do negócio, além de, eventualmente, apoiar a gestão da sua empresa.

  1. Um sistema de vendas completo para a distribuidora

Montar uma distribuidora não é tarefa simples. Dessa maneira, é necessário ter um processo de vendas e gestão muito bem construído. Pois, com isso, será possível analisar os estoques, o aumento nas vendas, quais clientes pagam melhor, quais clientes deveriam ter o seu ticket médio aumentado e muito mais. 

Em termos de gestão, um sistema de vendas completo é essencial para que a sua empresa de distribuição seja capaz de manter a competitividade contra as concorrentes. Por conseguinte, a SOVIS é a sua melhor alternativa em se tratando de sistemas de força de vendas

Por conta disso, seria inteligente entrar em contato com os profissionais técnicos da SOVIS para compreender as necessidades do seu negócio e como um sistema integrado pode ser relevante para monitorar a qualidade do trabalho desenvolvido. No longo prazo, essa é a diferença entre distribuidoras que crescem e aquelas que não conseguem evoluir.

  1. Dicas para montar distribuidora

Montar uma distribuidora não é tarefa simples, como é possível ver. Contudo, armado com as ferramentas corretas, é possível melhorara gestão do seu negócio e atingir um estágio de empresa lucrativa. Reduzir custos ao aumentar a eficiência da sua equipe, por exemplo, é fundamental. Como fazer isso? 

Medindo resultados a partir de dados relevantes acerca do negócio, algo que pode ser gerado com a ajuda de uma empresa como a SOVIS e com todo o sistema de força de vendas integrado. Ademais, ao montar distribuidora, é preciso treinar a equipe de forma constante para seguir melhorando o desempenho. 

É fundamental tratar todos os dias como se fossem o primeiro, de forma a maximizar a produtividade de todos. Outra questão interessante é cumprir prazos e mostrar aos clientes que você está preparado para entregar tudo aquilo que esse cliente espera. Também trate de sempre medir tudo, pois assim será mais fácil gerenciar. 

Os dados são parceiros da gestão, então use as ferramentas geradoras de informações e relatórios para compreender como anda o desempenho da sua equipe. Ao seguir essas dicas centrais, será possível montar uma distribuidora de sucesso, uma empresa capaz de satisfazer os clientes e os colaboradores ao mesmo tempo.

SOVIS/FV - Automação de força de vendas