Software para distribuidora: a torre de controle do seu negócio

As dúvidas no momento de adquirir um software para distribuidora são comuns, então nós preparamos um guia com tudo o que você precisa saber.

Você sabe como funcionam as torres de controle nos aeroportos? Poucas coisas no mundo são tão precisas quanto elas. Além de serem responsáveis pela orientação e movimentação das aeronaves, os profissionais das torres de controle aéreo são essenciais para a segurança das operações aeroportuárias. 

Cada aeronave possui equipamentos que garantem a segurança do piloto e passageiros, e a torre de controle é responsável por manter contato com o piloto, conferindo as etapas e os processos necessários para uma viagem bem-sucedida. Em solo firme, as torres de controle são absolutamente essenciais e, sem elas, a realização de voos não seria possível.  

O trabalho que envolve previsões, antecipação de rotas e compartilhamento de informações é de extrema importância, não somente em voos guiados, mas também para a sua distribuidora. O aprimoramento no atendimento ao cliente, o aumento no faturamento e na lucratividade e o desejo de expansão são os destinos da sua aeronave – quer dizer, do seu negócio.

O software para a distribuidora representa a torre de controle do seu negócio

É a partir dele que você, gestor, terá as informações suficientes para orientar seu time de vendas a trabalhar em cima de estratégias conjuntas e individuais. 

As dúvidas despertadas no momento de adquirir um software para sua distribuidora são comuns, então nós preparamos um guia com tudo o que você precisa saber.

Por que ter um software para sua distribuidora?

Sem ter informações reunidas e atualizadas em um só lugar, é praticamente impossível ter um processo de vendas eficiente, com um controle efetivo de pedidos, produtos e estoque. 

Por isso, se aliar à tecnologia é essencial, já que facilita os processos e traz mais eficácia às suas vendas. 

Um software para distribuidoras, então, proporciona: 

Agilidade:

Para oferecer um atendimento eficiente aos clientes, sempre que os vendedores emitirem um pedido no aplicativo que estará integrado ao ERP da distribuidora. As informações serão rapidamente encaminhadas ao departamento financeiro, que pode faturar e agilizar a entrega. 

Controle: 

O software ajuda, também, a controlar a entrada e saída de mercadorias, proporcionando um gerenciamento completo de estoque. Isto pode ser visualizado em relatórios e indicadores, potencializando a produtividade do seu time e garantindo que as tomadas de decisão sejam cada vez mais assertivas.

Agora, vamos aos detalhes que devem ser considerados ao contratar um software para sua distribuidora:

As funcionalidades indispensáveis para todo gestor em um software para distribuidora

Alguns atributos que proporcionam benefícios capazes de transformar o processo de vendas gerando economia, controle e a criação de estratégias inteligentes são indispensáveis. Essas funcionalidades são amplamente valorizadas por gestores na liderança de suas equipes e na objetividade da empresa. 

São elas: 

Controle de rotas: 

Ao traçar rotas inteligentes que otimizam o tempo, trazem mais eficácia ao processo de vendas e geram economia, o relacionamento com todos os clientes tende a melhorar. 

É a partir das informações presentes na tela de gestão que é possível observar e analisar o índice de positivação de visitas. Assim, pode-se enxergar no mapa tais índices e não deixar nenhum cliente desassistido. 

Agenda de atividades: 

A agenda possibilita a organização da semana do seu vendedor ou representante comercial, permitindo a você, gestor, um acompanhamento das atividades do dia, como ligações, envio de e-mails, visitas, além do monitoramento do próprio relacionamento do seu vendedor com os clientes.

Workflow do pedido: 

Esse recurso proporciona um domínio mais preciso sobre o status dos clientes e mais autonomia para o vendedor. Pois possibilita que o cliente consulte a situação atual diretamente com ele, sem necessidade de entrar em contato com a distribuidora. 

Contagem de estoque: 

Evitando que a empresa tenha prejuízos com devoluções ou trocas de produtos vencidos, a contagem de estoque auxilia o vendedor a gerenciar o estoque do cliente com base nas últimas vendas. 

Flex: 

Com tudo cadastrado previamente para o gestor não ter surpresa com os valores, essa funcionalidade permite à empresa se mostrar um parceiro estratégico que compreende as necessidades de seus clientes. 

Por meio de descontos ou acúmulo de acréscimos nas negociações, oferece aos vendedores mais liberdade de negociação com seus clientes. 

Painéis gerenciais: 

Que tal ter uma visão de tudo o que acontece na empresa? Nos painéis gerenciais, enquanto o supervisor acompanha a performance da equipe, metas, faturamento por vendedor, vendas diárias e outros indicadores, o vendedor também pode acompanhar sua própria evolução de vendas, metas e performance. 

O que considerar antes de contratar um software para distribuidora?

O software realmente atende as demandas da minha distribuidora? O tamanho da minha empresa influencia no software que devo adquirir? Quais funcionalidades se encaixam nas minhas necessidades no momento? Do que a minha distribuidora realmente precisa?

Agora é o momento de você se perguntar sobre suas dores específicas para adquirir um software para sua distribuidora. Por exemplo, se a sua distribuidora é pequena ou média, com certeza você não precisa dos milhares de recursos utilizados por uma empresa maior. 

Responder essa pergunta vai garantir que você tenha todas as funcionalidades necessárias para que a sua gestão seja mais eficiente com o uso do software. Além disso, você não desperdiça dinheiro contratando funcionalidades que não serão úteis para o seu negócio. 

O software precisa seguir as regras do seu negócio

Para garantir que todo o processo de vendas e gestão ocorra por meio da ferramenta, o software contratado precisa ser facilmente parametrizado e customizável de acordo com as regras que existem no seu negócio.  

Aqui na SOVIS, nós entendemos que, apesar de muitas das necessidades das distribuidoras serem as mesmas, cada empresa tem práticas e métodos únicos que a diferenciam da concorrência. 

Software na nuvem com baixo custo e estabilidade

As principais empresas mundiais utilizam software na nuvem porque ele garante estabilidade, custo baixo e segurança para o seu negócio! 

Dispense o tipo de software que necessita de um investimento em máquina, equipe de TI e manutenção de servidor.

O software deve oferecer um bom suporte e atendimento

Entre os benefícios de ter um software na nuvem, além dos já mencionados, está uma equipe de pessoas que estará, constantemente, trabalhando para atualizá-lo e mantê-lo no melhor funcionamento possível. 

Isso quer dizer que, apesar da equipe utilizar e se familiarizar com o software, podem surgir dúvidas no dia a dia. Por isso, o suporte e atendimento da empresa contratada devem ser verificados. A empresa precisa colocar à sua disposição profissionais eficientes e qualificados para tirar as dúvidas do usuário e ajudá-los a tirar o máximo de proveito da ferramenta. 

A segurança de dados é indispensável

Com todas as informações de vendas presentes no software, é imprescindível que ele proteja seus dados e os dados dos clientes durante as requisições. 

Além disso, o vendedor não pode perder uma venda porque não conseguiu ter acesso ao servidor. Para evitar esse tipo de problema, aqui na SOVIS todas as nossas soluções estão conectadas a servidores redundantes. Ou seja, os dados sempre estão salvos em mais de um lugar e podem ser acessados caso um dos servidores pare de funcionar.

Clareza sobre os desafios da implantação

Tanto o distribuidor quanto a solução contratada devem ter clareza sobre os desafios presentes na implantação de um software. Por ser uma operação complexa, é preciso que a implantação não comprometa a atividade da equipe de vendas e o lucro da distribuidora. Também é essencial garantir que nenhuma informação seja perdida no momento da importação de dados e troca de sistema. 

Desse modo, a escolha de um software para a sua distribuidora é uma decisão que precisa ser feita com muita calma e cuidado. Porém, quanto mais a decisão é adiada, mais difícil ela se torna!

O controle do estoque e vendas, os resultados do seu negócio e a sua equipe estão em jogo!

Se você quiser conversar mais sobre software para distribuidoras e entender melhor o que um sistema pode e deve fazer pela sua empresa, clique aqui! Fale com um dos nossos consultores.

Nossa equipe está à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!

Quer saber mais sobre a Sovis? Siga os perfis oficiais nas redes sociais:

Facebook | Instagram | LinkedIn

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá, tudo bem? Nós da Sovis teremos o maior prazer em te apresentar as soluções em software e aplicativos para sua empresa vender mais.