Sovis 10 anos: uma trajetória de inovação

Um sonho. Demos os primeiros passos no mercado a partir de um sonho, uma ideia que ainda se encontrava embrionária há 10 anos para todos nós.

Voltando no tempo, estamos falando de um cenário totalmente diferente em 2007. A tecnologia era outra e existiam muito mais barreiras para serem derrubadas em prol da evolução e da inovação. Foi exatamente neste cenário que Ricardo Vicari, fundador da Sovis, deu início a um trabalho que mudaria para sempre sua história.

“A Sovis nasceu de um sonho de um empreendedor que tinha muita vontade de arregaçar as mangas e tirar projetos do papel. Tornar em realidade uma ideia, um sonho, foi o que realmente impulsionou a dedicação à uma nova empresa que, àquela altura, não tinha estrutura e muito menos clientes. Foi um desafio e tanto”, afirma Vicari.

 

Os passos iniciais

Em 2007, a Sovis Serviços em Tecnologia da Informação Ltda estreou no mercado e desde então não tirou o pé do acelerador, após um projeto de grande sucesso no ano anterior, ainda sem o nome concreto e definido: Sovis. O primeiro cliente foi a Instalarme (atual G4S) e, logo em 2008, um projeto específico acabou originando o surgimento do produto MBTEC. Com o passar dos anos, esta solução evoluiu e novas funcionalidades foram adicionadas. Seu nome também foi alterado. O MBTec de 10 anos atrás é hoje o SOVIS/OS.

“Foi um momento inicial que exigiu muito das pessoas envolvidas. Naquela época, a Sovis era formada por apenas quatro pessoas e estava instalada em uma sala pequena, ou seja, a estrutura era muito reduzida e foi preciso nos redobrarmos para caminhar com os projetos daquela época”, relembra Vicari.

Em 2009, uma contribuição financeira externa contribuiu diretamente para o aperfeiçoamento dos softwares de força de vendas e assistência técnica. A popularização dos principais sistemas mobile, Android e iOS, também teve grande impacto em melhorias visuais e de funcionalidades dos sistemas. Foi um momento decisivo para a Sovis, culminando no ano seguinte na mudança para uma nova e mais estruturada sede.

 

Evolução e novos produtos

Os anos de 2011 e 2012 foram importantes para a Sovis porque representaram o desenvolvimento de dois produtos de grande sucesso. O primeiro, software para o segmento de energia (concessionárias de energia) atendendo players do mercado como COELBA e CELPE, além de grandes prestadores de serviço como EPCL, COSAMPA, EFICAZ, CENEGED e muitas outras..

O segundo produto, software de iluminação pública, marca a presença da Sovis junto a empresas de prestação de serviço para prefeituras e concessionárias de energia. Hoje, com projetos que atendem empresas como ELETROBRÁS, Ceneged e LIGHT, o SOVIS/IP controla mais de 10 milhões de unidades IP no Brasil. “A implementação do sistema aconteceu de uma forma bem tranquila e natural, sem dificuldades, além de termos todo o suporte quando foi necessário e percebermos que a busca da SOVIS pela melhoria da ferramenta é contínua. Estamos bem satisfeitos e indicamos o SOVIS IP”, recomenda Romulo Sudário, Supervisor geral do censo de IP.

Em 2014, um grande projeto: software para coleta de leite, desenvolvido para empresas de laticínios e transportadoras de coleta de leite.

Em 2016, foi a estreia de outro software de destaque, o SOVIS/VA, que atua em prol de equipes de vendas internas como uma importante ferramenta de venda assistida. “As pessoas não aceitam mais chegar em uma loja e esperar 10 minutos pelo atendimento. Valorizamos o tempo dos clientes. Os comentários positivos que temos recebido todos os dias são o maior termômetro dos ótimos resultados. O quesito da mobilidade foi fundamental.”, comenta satisfeito o cliente Marcos Teixeira, Diretor de Vendas da empresa Granfino.

Para Vicari, “a evolução dos produtos mais antigos e do lançamento de novas soluções têm como objetivo sempre garantir melhorias para os clientes. Novas funcionalidades são liberadas no sistema com periodicidade, versões são atualizadas, o design é modernizado conforme tendências, etc. A inovação faz parte do nosso DNA e não vamos mudar isso nunca”.

 

Nomenclaturas e mudanças visuais

 

Quem conhece a Sovis desde os primeiros anos sabe que a empresa nem sempre trabalhou com os nomes dos produtos que hoje são referências em seu portfólio. Se você não sabe do que estamos falando, não tem problema, a gente explica:

O SOVIS/FV, de automação de força de vendas, já teve o nome de “Marte” e anteriormente MSales. Já o SOVIS/OS, de ordem de serviços, já teve o nome de “Júpiter” e anteriormente MBTec. Outro produto, o SOVIS/VA, tinha o nome de Look Sales. Os nomes já representam uma grande mudança, não é mesmo? Então prepare-se para conferir como eram algumas telas dos produtos e como são hoje. A mudança é incrível!

 

Que venham os próximos 10 anos!

Deu para perceber que a inovação faz parte da história da Sovis, não é mesmo? A primeira década de atuação foi marcada por descobertas, aperfeiçoamentos e cases de sucesso que impulsionaram centenas de empresas em todo o Brasil. Mas e daqui a 10 anos, como será a atuação da Sovis em um mercado que promete ser muito diferente e ainda mais desafiador?

É impossível responder com exatidão.

Mas uma coisa é certa: assim como nos primeiros 10 anos, a Sovis jamais deixará de se reinventar, de buscar novas soluções.

Sempre estaremos preparados!

Siga a Sovis nas redes sociais e acompanhe de perto o que vem por aí na próxima década.

Facebook

LinkedIn

 

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá, tudo bem? Nós da Sovis teremos o maior prazer em te apresentar as soluções em software e aplicativos para sua empresa vender mais.